A acuidade visual (AV) trata-se de quando o olho reconhece dois pontos muito próximos uns dos outros, tornando a visão incômoda e a pessoa sente dificuldade em enxergar formas e contornos dos objetos.
A acuidade visual (AV) trata-se de quando o olho reconhece dois pontos muito próximos uns dos outros, tornando a visão incômoda e a pessoa sente dificuldade em enxergar formas e contornos dos objetos.
A audiometria tonal liminar é o exame com o qual se determina o limiar auditivo, ou seja, o nível mínimo de sensibilidade auditiva de uma pessoa. É realizado em uma cabine audiométrica, que filtra a entrada de sons, permitindo a criação de um ambiente silencioso para o teste.
Também chamada de logoaudiometria, neste exame, avalia-se a menor intensidade para reconhecimento de fala. O teste é realizado por meio de repetição de palavras em intensidades decrescentes até que se encontre o valor do limiar de reconhecimento de fala.
Esse tipo de audiometria como o próprio nome já diz, avalia o comportamento da criança frente ao estimulo auditivo.
Exame que auxilia no diagnóstico de alterações de condução do som pela orelha externa e média por meio de sonda inserida no conduto auditivo externo, avalia integridade e funcionalidade da membrana timpânica e da orelha média.
O teste de emissões otoacústicas são sons mensurados no canal auditivo externo, que são produzidos na orelha interna (cóclea) pelas células cilladas externas. Os movimentos geram som que pode ser detectado por microfone acoplado à sonda inserida no conduto auditivo externo
A avaliação do processamento auditivo é indicada, preferencialmente, para indivíduos com audição normal, mas que em algumas situações específicas, apresentam dificuldades em receber e compreender a mensagem auditivamente.
• Reabilitação audiológica de adultos e idosos;
• Orientação e acompanhamento quanto ao aparelho auditivo;
É sabido que a atuação fonoaudiológica tem tido grande expansão social na área da reabilitação, abrangendo, também, a reabilitação vestibular. A reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico fisiológico, realizado por fonoaudiólogos, que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal.
O objetivo deste exame é verificar os níveis mínimos de audição e possíveis alterações auditivas dos trabalhadores expostos à ruído (níveis de pressão sonora elevados) e tem por finalidade prevenir, e/ou estabilizar perdas auditivas de origem ocupacional, ou seja, causadas por exposição a sons intensos por horas prolongadas no local de trabalho. Sendo assim, de acordo com o resultado do exame utiliza-se medidas de saúde e segurança cabíveis para evitar que o indivíduo possa perder a audição, ou ocorrer o agravamento de uma perda auditiva já existente.
Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar.
A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.